BRIENT: de la servitude moderne

de la servitude moderne

« Toute vérité passe par trois stades :
En premier lieu on la ridiculise;
en deuxième lieu on s’y oppose violemment;
enfin on l’accepte comme si elle allait de soi. »
Schopenhauer

texte en français: http://www.delaservitudemoderne.org/texte.html

vidéo en français: http://www.delaservitudemoderne.org/video.html

afficheDLSM

 “Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.”
Schopenhauer

 A servidão moderna é um livro e um documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens desviadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários.
O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição do escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição subserviente. Ele foi feito com o único objetivo de atacar de frente a organização dominante do mundo.

Jean-François Brient e Victor León Fuentes

http://www.delaservitudemoderne.org/index.html

Vídeo dublado em português’: http://www.delaservitudemoderne.org/video-po.html (tiraram o som do Rage Against the Machine (killing in the name) ao final e colocaram uma música orquestrada, como que pra não ’embalar’ demais – mas já sabemos que há uma fetichização até nessas imagens de confronto e que nossa tarefa vai muito além dessas trincheiras (sem por isso negar o papel dessas táticas). Em todo caso, apesar de algumas imagens do vídeo mais reduzirem o potencial reflexivo do texto,  tem muita citação e reflexão que parece valer a postagem. Trata-se de pensamento crítico e não dos tikos e tekos logarítmikos que por uma postagem se adere a uma série de analogias…

O texto em pdf tá aqui: http://www.delaservitudemoderne.org/texto-po.html

Comments are closed.